sexta-feira, 7 de junho de 2013

Saúde - Curar ressacas

Uma das principais razões que faz com uma pessoa deseja parar de beber é a famosa ressaca do dia seguinte.

Pensem comigo: os seus amigos chamam-no para uma grande festona (como a da passagem de ano). Você quer divertir-se e festejar ao máximo e resolve beber tudo o que apanha à mão. Pode até perder a vergonha e dançar no meio da pista ou na coluna. Tudo ok, até que passa da conta, vai dormir e acorda com aquela dor de cabeça, o corpo dorido, não consegue sequer pensar em bebida. Chegou ao terrível mundo da ressaca.

Mas, afinal O que causa a ressaca?

Resposta simples e objetiva: o álcool! Quando bebemos, o nosso organismo gasta uma grande quantidade de energia para filtrar o álcool do sangue. Portanto, energia=glicose. Ou seja, para começar, o seu corpo fica debilitado porque gastou muita glicose.
Além disso, o álcool inflama o seu intestino, o que pode causar dores de barriga e diarréia, além de inflamar também o seu estômago, o que causa o enjôo tão característico.
Sabia que a bebida alcoólica inibe a produção de vasopressina? Para quem não sabe, vasopressina é o nosso HAD (hormônio antidiurético). Imagine assim: quando o seu corpo está com pouca água, este hormônio é segregaado para que os seus rins retenham líquido. Portanto, com altas doses de álcool no sangue, a vasopressina não será liberada, fazendo com que perca muita água através da urina (já que os seus rins não poderão retê-la). É por isso que quando estamos a beber, vamos ao wc com relativa frequência.
Quando o seu corpo está descansado, o organismo faz um trabalho tremendo para filtrar todo o álcool do seu sangue. Como estás desidratado, as suas células ficam, literalmente, com sede. Portanto, a dor de cabeça proveniente da ressaca é justamente isso: os seus neurônios a pedir água!

Prevenindo e curando a ressaca

Agora que já é um expert em ressacas, vamos agora ver como prevení-la.

Coma antes de beber (principalmente gorduras).
Sim, isso é muito importante. Quando você come, o seu organismo não trabalhará apenas com o álcool no estômago. Nem pense em ingerir bebidas alcoólicas de estômago vazio!
Aproveite e coma alimentos gordos. A gordura, literalmente, “forra” a parede do estômago e do intestino, dificultando a retenção do álcool por parte dos mesmos.
Claro está que se o álcool, por si só, já engorda, se juntarmos a ingestão de alimentos gordos pior ainda, mas claro que esta dica não é para emagrecer mas sim para evitar os efeitos do álcool.

Uma outra dica excelente para alguém que bebe bastante é beber MUITA água durante a farra. A cada dois copos de cerveja, beba um copo de água. Isso previne a desidratação, o seu organismo trabalha melhor e com menos intoxicação. A água é um santo remédio, acredite. Trocar a água por sumos ou refrigerantes também é uma ótima opção: os dois (quando adoçados, claro) contêm glicose. Daí, matam a sede, e ainda injetam energia no seu organismo.

Fumar bebendo? Nem pensar!
Esta é simples: quando você fuma, o seu organismo enche-se de nicotina e de pouco oxigênio. Ou seja, as hipóteses de você se intoxicar mais rápido são tremendas.
Em suma, beba muita, muita água. O seu organismo está a precisar, portanto, beba o máximo de água que puder. Garrafinha ao lado, deite-se um pouco, apague as luzes do quarto, feche as janelas e descanse. A água ainda continua a ser o melhor remédio para curar a ressaca.

Cafezinho? Só se for com bastante açúcar!

Um dos grandes mitos que existe por aí é que, para curar a ressaca, o ideal é tomar uma chávena de café sem açúcar. Errado...
O café, apesar de estimulante, será excelente se for acompanhado de muito açúcar. Não sei se você se lembra, mas açúcar = glicose. Portanto, quanto mais glicose você ingerir, mais energia dá ao seu corpo para processar a bebida.

Sem comentários: